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com o que o cliente deseja. Alguns são selecionados e pesquisados in locco pelo profssional imobiliário para um mape-amento, isto é, localização, tamanho do terreno (se o caso for construção), entorno, acessos (de carro ou transporte público), especifcações técnicas do imóvel, valores do aluguel e condomínio (se for um edifí-cio), opções de garagem ou estacionamen-tos próximos e toda a infraestrutura local (comércio e serviços).

E ainda antes de apresentar estes imóveis pré-selecionados ao seu cliente, o profssional imobiliário analisa toda a documentação. Em seguida, ele leva estes dados ao cliente para serem avaliados e aí sim, o cliente irá visitar o local, ou os locais.

“Um passo bastante importante para que uma negociação seja bem-suce-dida”, nos conta o diretor da Ocupantes, “é trabalhar com um check-list de tudo que vamos apresentar. Ser organizado é pri-mordial. Anotar todos os passos a serem dados, não deixando nenhuma pendência, certamente irá auxiliar o trabalho do pro-fssional de Real Estate ”. Qualquer detalhe que fque sem ser checado pode compro-meter a negociação.

O profssional imobiliário geren-cia o processo de relocação com o pessoal de Project Management , ou seja, ele faz o levantamento do terreno, das plantas, preparando o material para o profssional de projetos que entrará no processo logo em seguida. “É importante ter certeza de que o gerente de projetos entendeu qual é a necessidade do cliente, comunicar bem para ele, por exemplo, quantas salas terá o local, qual é o perfl do cliente etc”, expli-ca Bruce Lorimer.

Vale destacar que o profssional imobiliário também deve ter uma boa comunicação com a equipe de Facilities para que, por exemplo, eles façam uma

revisão do local e saibam apontar proble-mas que possam surgir no futuro. Dessa forma, o cliente pode ser alertado e saber que poderá ter um gasto a mais no decor-rer do processo, não correndo o risco de ser surpreendido.

Project Manager

Antes da ocupação, o Project Manager (gerente de projeto) analisa o lo-cal e vê a necessidade de obras, reformas e instalações. A partir de então, ele geren-cia o processo, não só acompanhando, mas contratando os profssionais que precisam ser envolvidos: engenheiros, arquitetos, eletricistas, pintores etc.

A principal função do gerente de projeto é acompanhar o processo em suas diferentes fases, preparando, dessa for-ma, o espaço para os novos inquilinos. O

Project Manager também leva em conta o orçamento do CRE, quanto o cliente está disposto a pagar pelos ajustes no imóvel, e tenta, da melhor maneira, adequar a dis-ponibilidade fnanceira com os serviços. Também está sob sua responsabilidade a segurança das pessoas que realizam as re-formas, durante todo o trabalho.

O Project Manager Fabio Talero tem ampla experiência na área e nos conta um pouco sobre a importância deste pro-fssional. Segundo ele, uma das principais características de um profssional deste segmento é ter uma visão ampla e estraté-gica de toda a obra.

“O objetivo mais importante de um Project Manager é, basicamente, atingir as necessidades e as expectativas do cliente”, nos conta Fabio. “Para isso, é preciso controlar certas variáreis: a pri-meira é o escopo, ou seja, entregar o tipo de construção desejada, por exemplo, um prédio de quatro andares com os acaba-mentos especifcados pelo arquiteto; em

seguida vem a qualidade: as janelas têm de funcionar acusticamente, o carpete tem de e o p -

“Se todo o processo for bem controlado, o cliente estará completamente satisfeito.”

Fabio Talero

Project Manager . Foi Diretor de Real Estate para a América Latina da Trammell Crow Company. Graduado em Engenha-ria Civil pela Escuela Colombiana de Engenharia, em Bo-gotá e pós-graduado em Engenharia Civil. Mestre em Pro-grama de Gerenciamento de Obras e Facilities, no Virginia Polytechnic Institutue and State University, em Blacksburg,

Virginia, EUA.

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