Page 20 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

Mercado

como pontos comerciais, transporte pú-blico e acessos, e informações básicas de cada opção, como especifcações prediais e valores de aluguel, condomínio e IPTU. Mas nada substitui o consultor imobiliário que tem a experiência para fazer com que o projeto fua com agilidade em todos os aspectos: transações, análise comparativa das opções, diversas negociações conco-mitantes, análise jurídica, levantamento da documentação, visitas, laudo de visto-ria de entrega e transição para a empresa que fará a obra.

5º passo: a escolha do lugar

Depois das consultas apresentadas pelo profssional do setor imobiliário, é hora de fazer uma seleção de alguns imóveis es-colhidos e ir à rua conhecer estes espaços. Além de visitar os conjuntos co-merciais, é importante analisar como está a documentação de cada um deles, quem é o proprietário, descobrir porque aquele espaço está para alugar, a localização e o entorno, se os valores estão de acordo com o mercado e estimar possíveis custos de in-vestimento em obras.

Também é importante entender as características técnicas do edifício, como ligações elétricas disponíveis, elevadores, garagens, segurança, sistema de ar-condi-cionado, área comum, como é a divisão dos conjuntos nos andares, tentar conhecer os segmentos dos outros ocupantes, den-tre outras coisas que podem ser analisadas ainda no período de seleção.

6º passo: negociação e documentação

Ler contratos e qualquer tipo de pa-pelada burocrática pode ser estressante, sem falar que a maioria de nós é leiga no assunto e pode deixar passar alguma informação im-portante, comprometendo a negociação.

quem entende, evitando futuros problemas. Este apoio jurídico é fundamental e deve ser fornecido por um advogado com apoio do consultor imobiliário contratado. Uma negociação bem conduzida sempre tem um plano alternativo em caso de entrave, por isso é importante conduzir duas ou três negociações simultaneamente. Antes de dar início ao processo, deve-se estabelecer as metas do ocupante por or-dem de prioridade. Alguns pontos impor-tantes a serem discutidos são:

• faixa do valor de mercado do imóvel, com base em transações recentes e tendên-cias do mercado futuro (oferta/novo esto-que, absorção e vacância da região e dos edifícios em questão); • carência de aluguel; • prazo do contrato;

• multa e aviso prévio por recisão antecipada;

a empresa, bem como os menos relevantes. As circunstâncias do mercado e as neces-sidades específcas do ocupante acabarão ditando o ritmo das negociações. Contudo, devido ao elevado número de variáveis da negociação de um contrato de locação, é bom reservar um prazo razoável para essa etapa, visando a obtenção de bons resulta-dos. Ao concluir as negociações, certif-que-se que um protocolo de locação seja frmado entre as partes para evitar desgas-tes ao revisar a minuta contratual. Na fase de elaboração do contrato de locação, o ocupante deve solicitar que seus advogados, preferencialmente espe-cializados na área imobiliária, verifquem a minuta contratual. O consultor imobiliário poderá também ajudar nesta etapa sugerin-do e propondo soluções alternativas para eventuais impasses que possam surgir. Uma re-localização corporativa

20

Page 20 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »