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Mercado

explica Martin, “e vários instrumentos para investimentos contribuem para o aquecimento do mercado imobiliário e atraem mais pesso-as a investir”. Sabemos que, pelo histórico, o brasileiro demonstra um gosto por imóveis o que proporciona variados tipos de negócios: fats, escritórios, pontos comerciais, shopping centers, lojas, hotéis, imóveis residenciais para investimento ou moradia, galpões de grande porte, toda esta gama de possibilidades escan-carou o mercado imobiliário.

Martín Jaco enfatiza a impor-tância de se ter um foco de investimento. Não é viável dar tiros para todos os lados, investir em apartamentos, escritórios e shoppings. Dessa forma o investidor, “anda de lado. É importante determinar um nicho, concentrar-se em um único segmento. Ou você se especializa, ou per-de mercado”, conclui.

Mas é importante estar atento, pois a concorrência dos fundos é muito grande. Quanto mais baixo o valor de um grupo empreendedor que abre seu capital para investimento, maior é a concorrên-cia. Por exemplo, um produto que é ven-dido por um preço mais baixo se esgota mais rapidamente do que se estiver mais caro. É por isso que, em se tratando de investimentos, talvez seja mais interes-sante aplicar dinheiro em um grupo de valor mais alto, correndo, consequente-mente, um risco maior, mas também ten-do possibilidade de maior lucro.

Copa do Mundo e Olimpíadas

As expectativas para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 estão atraindo investidores de todos os cantos do planeta. A cidade de São Pau-lo, por exemplo, está sendo procurada por norte-americanos, europeus e asi-áticos. O Nordeste também tem atraído muitos investidores.

Além das construções de novos estádios e da disputa acirrada de quem sediará a abertura da Copa, as grandes empreendedoras estão investindo forte-mente na rede hoteleira e em shopping centers. As obras correm contra o tempo para ficarem prontas antes dos eventos esportivos. O Rio de Janeiro também está a mil por hora! Hoje, a cidade ma-ravilhosa conta com 29 mil quartos de hotéis, mas para as Olimpíadas serão ne-cessários no mínino 50 mil.

Metrô e trem bala

Com as obras do metrô a todo vapor, na capital paulista, o preço dos imóveis no entorno das estações tem su-bido consideravelmente. A localização e o acesso são itens que infuenciam muito na avaliação dos imóveis comerciais au-mentando a demanda, e as incorporadoras estão atentas a isso.

Já a construção do trem-bala, que ligará os Estados do Rio e de São Paulo, é um dos assuntos mais falados no momento. Em matéria recente, publi-cada no Portal Globo.com, a previsão é de que as obras tenham início no final de 2011 e que durem cinco anos. Segun-do o portal, o custo da obra é estimado em 53 bilhões de reais.

Poderia ser melhor

O mercado imobiliário no Brasil tem crescido muito nos últimos anos, isso é fato. No entanto, ainda existem alguns pon-tos que, se fossem vistos com olhos mais atentos pelas autoridades e melhorados, certamente agregaria mais valor aos no-vos empreendimentos. A infraestrutura de algumas cidades, principalmente das que possuem maior concentração de prédios comerciais, ainda deixa muito a desejar.

O último Grande Prêmio de For-mula 1 em Interlagos, em novembro, por exemplo, trouxe para a cidade muitos amantes do esporte, o que lotou os hotéis e causou transtornos no trânsito em qualquer horário do fm de semana que aconteceu a corrida. Imagine na Copa do Mundo! Até lá, claro, mais investimentos na rede hoteleira serão feitos, mas e as re-des viárias, o metrô, o transporte público, aeroportos e a rede portuária?

Se houvesse um investimento maior em qualquer área do transporte, ocorreria o efeito “cascata”. Por exemplo, ao se ampliar a rede portuária isto atrairia empresas de logística, que precisariam de mais mão de obra, um número maior de galpões para mercadorias, mais espaço para atracarem navios. Consequentemen-te, os trabalhadores iriam desejar morar perto do porto, o que atrairia investidores para moradias populares (como o Minha Casa, Minha Vida). Enfm, uma coisa gera outra e investimentos deste porte são necessários para o desenvolvimento de uma cidade, especialmente quando se es-peram dois eventos do porte de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada.

Segundo o Professor Claudio Tava-res de Alencar, falta informação de qualida-de disponível para o investidor. O mercado brasileiro tem poucos dados confáveis ao investidor. “É necessário ter disponibilidade à informação clara, confável, barata e até de graça, do contrario têm-se movimentos que acabam por conturbar o mercado”. O ato de investir é de fato uma es-colha, uma decisão difícil, pois é preciso abrir mão de uma parte dos ganhos mensais da sua empresa e investir em algo que irá trazer um benefício a longo prazo. Porém esta é uma das principais formas com que as grandes corporações mantêm suas ativi-dades em constante crescimento. n

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