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Mercado

ta. O segundo é o Imposto Sobre Ser ços (ISS) que varia entre 2% a 3% sob o faturamento, mais baixo do que o I do município de São Paulo, que é de 5 sobre o faturamento.

Telecomunicações

O setor de telecomunicações um dos que mais cresceu no Brasil n últimos anos. Só no primeiro semes de 2011, as empresas do segmento vestiram R$ 9 bilhões na ampliação d redes para suportar o aumento da ba de clientes, que hoje possui 287 milhõ de usuários dos serviços de telecomu cação, incluindo telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. No primeiro semestre de 2011, a receita total do setor somou R$ 101 bilhões, 10% a mais do que no mesmo período de 2010, segundo balanço da Associação Bra-sileira de Telecomunicações (Telebrasil). Estes números se refetem no crescimento da área ocupada pelas em-presas do setor em escritórios Classe A em São Paulo. No último trimestre de 2008, as empresas ocupavam 82 mil m², sendo o sétimo setor com a maior repre-

sentatividade neste tipo de empreendimento. Porém, no último tri-mestre de 2011, esta metragem praticamente dobrou, atingindo a mar-ca de 155mil m², aumen-to de 89%, e elevando o setor de telecomuni-cações para a terceira posição no mapeamen-to dos edifícios de alto padrão da cidade, pas-sando à frente dos seto-res de Órgãos Públicos, Indústria Digital, Bens

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Classe A. Em comparação com o terceiro trimestre de 2008, houve um crescimento de 42%. Este aumento foi alavancado prin-cipalmente na região da Marginal Pinhei-ros, onde a área passou de 33 mil m² para 80 mil m², ou seja, um aumento de 142%. Um fato curioso é a diminuição em 34% na região da Faria Lima/Itaim Bibi. Os altos valores praticados na região estão se tor-nando pouco atraentes para as empresas de serviços, que podem encontrar melhores alternativas em outras regiões.

Entre os edifícios que receberam as empresas de serviços, os destaques são Eldorado Business Tower, Nações-Pinhei-ro Neto e o WTorre Nações Unidas II. Apesar deste crescimento, a cidade de São Paulo enfrenta a concor-rência de Alphaville. A 23 quilômetros da capital, o município de Barueri viven-ciou um aumento no estoque de 70 mil m² em 2007 para mais de 280 mil m² em 2011. A taxa de vacância em 2009 era de 65,61% e passou para 11,56% em 2011. Há dois principais motivos que podem explicar o surgimento deste novo polo administrativo: O primeiro é o valor do aluguel que alcança até R$ 80/m², contra R$ 130/m² da região da Avenida Paulis-

de Consumo e Comunicação. Esta evolu-ção pode ser vista no gráfco 5 .

O empreendimento que ajudou a alavancar o setor é o Eco Berrini, en-tregue em maio de 2011, na zona sul da capital paulista. O prédio será a nova sede da Telefônica no Brasil, que ocu-pará a totalidade do edifício com seus 47 mil m² de área.

Em seguida, está o Atento Re-pública, edifício ocupado pela empresa Atento, pertencente ao Grupo Telefôni-ca, com uma área de 24 mil m² na região central da cidade.

“Assegurar a proximidade aos formadores de opinião e complementar o acesso às alternativas de transporte para que a empresa continue sendo atrativa para os atuais e futuros colaboradores.”

Verônica Mayer

Gerente de Desenvolvimento de Mercado da BASF

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