Page 34 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

O setor de construções sustentáveis avançou conside-ravelmente em 2011. Segundo dados do Green Building Coun-cil Brasil , organização que fomenta o setor no país, o número de empreendimentos que receberam o selo sustentável LEED ( Leadership in Energy and Environmental Design ) e registra-dos em busca da certificação deverá crescer 170% em relação ao ano anterior.

Até 2010, 23 empreendimentos brasileiros já tinham recebido o selo LEED e outros 211 buscavam a certifcação. O Brasil era então o 5º colocado no ranking mundial de empreendi-mentos sustentáveis. Em 2011, 15 empreendimentos foram cer-tifcados e outros 153 entraram com pedido de certifcação entre prédios comerciais, escolas, centros de distribuição e plantas in-dustriais. Esses números levaram o país a subir uma posição no ranking, passando a 4º lugar, atrás dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China.

Esses dados já representam um crescimento anual de 113%, mas o GBC Brasil espera novas certifcações e registros, projetando um número acumulado de 45 selos emitidos e 400 re-gistros: com crescimento de 170% em relação ao ano anterior. Além de manter o crescimento no mercado corporativo, que deve entregar nos próximos dois anos 50% dos seus empre-endimentos sendo Green Buildings , houve também o crescimento de outros referenciais.

Um grande avanço foi o registro dos estádios que sedia-

Porém, também percebemos o crescimento do LEED em outras áreas, como industrial com a fábrica da Coca-Cola de Maceió, sho-pping centers, centros de distribuição como o da Procter & Gam-ble , hospitais, prédios públicos, com destaque para o Fórum do Meio Ambiente do TJDF, o Estádio Nacional de Brasília e o novo Paço Municipal de Itú, no interior de São Paulo, também tivemos ofcialmente o registro do nosso primeiro bairro sustentável. A construção sustentável veio para ficar, talvez um pouco tarde, mas com o engajamento de toda a socieda-de, revendo nossas ações e atitudes, certamente alavancará

34

Page 34 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »