Page 13 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Pesquisa Imobiliária Inteligente www.buildings.com.br Pesquisa Imobiliária Inteligente 13

das atividades dentro do grupo é a Nova Arena do Palmeiras, ativo imobiliário da Real Properties em que a gestão do negó-cio é realizada pela área de entretenimento da WTorre. O mesmo ocorre com o teatro a ser construído no bloco D do complexo WTorre Plaza, na área da antiga Daslu.

Além de possuírem a mesma gestão, exis-tem outras ligações entre Real Properties e a empresa BW?

A Real Properties faz a gestão da BW. Como gerenciadora, participa da de-fnição do produto, do desenvolvimento do projeto e da comercialização. Além dos dois terrenos em desenvolvimento na zona sul de São Paulo, outros negócios estão sendo planejados e devem surgir em breve.

Qual o cronograma de entrega dos projetos existentes?

Atualmente, temos na Real Proper-ties, em São Paulo, a NovaArena do Palmei-ras, que será entregue no segundo semestre de 2013, o teatro do complexoWTorre Plaza, previsto também para início de 2014, e o sho-pping JK Iguatemi, já entregue. Outros proje-tos serão realizados na capital paulista, na re-gião da Operação Águas Espraiadas.No Rio de Janeiro, já no início de 2013 iniciaremos os trabalhos no projeto da Cruz Vermelha, na Lapa, muito próximo do Centro Empresarial Senado, que será ocupado pela Petrobras, um

projeto no qual investimos cerca de R$ 500 milhões, dos quais quase R$ 50 milhões fo-ram para a requalifcação do entorno.

As captações no formato, com parte de re-cursos próprios e parte decorrente de dívi-da bancária, são uma realidade dentro dos investimentos da empresa?

Fazemos sempre o que vale a pena, é uma ferramenta que usamos ativamente, porque temos muita expertise em opera-ções fnanceiras. Tivemos dois momentos. A WTorre Properties era uma empresa patrimo-nialista que tinha todos os seus ativos em car-teira. Na década de 90, sempre fazíamos três ou quatro empreendimentos e vendíamos um para fazer equity para os outros, numa épo-ca em que os terrenos e as construções eram

baratos. Com a mudança do ambiente econô-mico, passamos a explorar a possibilidade de vender parte dos imóveis, sempre o que faz sentido na lógica do negócio, nós não somos mais uma empresa patrimonialista. A verda-de é que desde cedo a WTorre se preocupou com a inovação também na estratégia fnan-ceira por trás de seus empreendimentos. Fo-mos pioneiros no uso de ferramentas sofsti-cas, como a securitização de recebíveis e uso de certifcados de recebíveis imobiliários, os CRIs.

Em sua opinião, como se comportará o

“Para a faixa de 10 a 20 mil m 2 existe demanda tanto no Rio como em São Paulo. Quando o projeto é interessante e está numa ótima localização, isso favorece muito a pré-locação. A grande demanda será por menores espaços, de 3 a 4 mil m 2 ”.

Como foi a fundação da Real Properties e qual o seu papel dentro do grupo WTorre? Comente sobre os ativos destinados à empresa.

AReal Properties é uma empresa de propriedades comerciais 100% WTorre e foi criada a partir de terrenos e projetos em fase inicial que pertenciam à antiga WTorre Pro-perties, como a Nova Arena do Palmeiras, o teatro que será construído na área da antiga Daslu na Marginal Pinheiros. A empresa ain-da tem participação no Shopping JK Iguate-mi, todos emSão Paulo, e terrenos de vocação logística, mas ela agora é focada em edifícios corporate e offce. A carteira inicial da Real Properties foi formada por projetos que não entraram no acordo com o BTG Pactual, quando o banco de investimento entrou no ca-pital daWTorre Properties no início de 2011. Dois grandes terrenos que eram da WTorre Properties na zona sul da cida-de de São Paulo foram direcionados para uma terceira empresa, a BW, que é 70% BTG e 30% WTorre.

Quais são as empresas parceiras da Real Properties, como no caso da BRProperties, como funcionam estas negociações?

O relacionamento com os nossos parceiros, BR Properties, BTG Pactual e mais recentemente o Goodman Grupo (logística), vêm gerando negócios novos e muito positivos para ambos os lados. Con-seguimos criar grande capacidade de inte-ração entre as empresas do Grupo WTorre, que é formado pela área de construção e engenharia, por empresas com foco em negócios como a própria Real Properties e pelo setor de entretenimento.

Um bom exemplo da interação

Francisco Caçador conta o papel da Real Properties no grupo WTorre S.A. e comenta sobre os próximos investimentos da empresa

Page 13 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »