Page 26 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

mErcaDo

equipe preferem esse modelo mais moderno e rejeitam certas “tradições” que não colaboram, ou até atrapalham, na prestação de um serviço melhor. “Sem dúvida, me parece uma tendência sem volta. Já vimos nesses últimos anos o surgimento de outros escritórios seguindo esse modelo, e mesmo os escritórios tradicionais estão buscando se modernizar”.

Identidade e inovação

Requena aponta que as empresas brasileiras ainda buscam uma identidade baseada em valores como segurança e tradição, no entanto, o que o mercado e os novos profssionais esperam atualmente são empresas que, mesmo tradicionais, estejam ligadas à inovação. “Eu acho que esse é um caminho sem volta, se as empresas mais tradicionais não adotarem esses novos modelos vão perder os melhores funcionários e vão perder os clientes também”.

O project manager da Ocupantes observa que as empresas seguem um padrão criado, onde, muitas vezes, ocorre um

investimento em produtos e acabamentos, como uma forma de ostentar o poder ou a condição fnanceira da marca. Mas, na opinião do diretor do Aidar SBZ Advogados, esses símbolos estão perdendo espaço. “Outra tendência que se frmou foi a perda de força de alguns símbolos da antiga formalidade do mercado, como ambientes mais tradicionais, com espaços divididos para diretores”.

Requena alerta que é importante que o escritório traduza a identidade da empresa, pois é isso que difere uma da outra. O arquiteto aposta em cores e elementos como madeiras e vidros, para que a visita de um cliente ao espaço seja marcante. “Eu tenho que ir a essa empresa e nunca mais esquecer como é esse lugar, porque se eu não me esqueço desse lugar, há maior possibilidade de contratação. Mas se eu entro em uma empresa que poderia ser qualquer empresa, eu jamais contrataria”. Os escritórios do Facebook no mundo, inclusive no Brasil, seguem este modelo que busca adequar o ambiente corporativo aos valores da marca. “Nós queremos que, ao entrarem em nosso escritório, as pessoas sintam o mesmo que sentem quando se conectam à nossa rede social. É quando todos os

slogans que tornaram o Facebook o que é hoje fazem ainda mais sentido. We move fast and build things ”, alega a empresa.

Os novos profssionais

Quando se fala em uma mudança de cultura da empresa para a adequação com uma nova dinâmica social, também está se falando em uma mudança para receber os novos profssionais que o mercado oferece, geralmente, jovens que

“Eu acho que esse é um caminho sem volta, se as empresas mais tradicionais não adotarem esses novos modelos vão perder os melhores funcionários e vão perder os clientes também”.

Guto Requena

Arquiteto

Page 26 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »