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Por outro lado, o espaço novo vai precisar ser adaptado para as necessidades es-pecífcas que podem envolver obras de gran-de importância, além da documentação do atual e do novo espaço que tem de ser revista e estar devidamente regulamentada. Sobre investimento, podemos dizer que o empresário que vai mudar temde ter um dinheiro específco para este tipo de operação. Claro que calcular, ou mesmo ter uma base exata de quanto será o investimento total, é bemcomplexo, mas é preciso ter conhecimen-to do valor da operação imobiliária que deve estar previsto no orçamento da empresa. Os custos básicos de ocupação que uma empresa se lembra com facilidade são o investimento inicial, aluguel, condomínio e IPTU, mas são muitas vezes esquecidos os custos para repor o imóvel atual nas condi-ções originais, multas de recisão, custos com garantias da nova locação, custo com vagas extras e os gastos com o uso do ar condicio-nado depois do horário normal de operação. As estimativas dos dados acima poderão ser obtidas através da empresa de consultoria imobiliária que a entidade selecio-nar. E não é fácil defnir tudo isso no início do processo. A dica é trabalhar com cenários fnanceiros que são ajustados conforme as negociações avançam. Sem o cuidado devido para analisar todos os custos, muitas empresas acabam por gastar mais do que poderiam, de-pois de já terem tomado a decisão de mudar.

3º passo: prazos

Mudar pode levar tempo, sema-nas, meses. Não é de um dia para o outro. Portanto o prazo é mais uma consideração em todo o processo de re-localização.

• Quanto tempo vai demorar para o empre-sário encontrar um novo espaço? • Quanto tempo vai durar a negociação comercial?

• Quanto será o tempo de vai-e-vem da mi-nuta contratual?

• Quando se deve entregar o conjunto que ocupava?

• Há algum inquilino no futuro escritório; quando ele irá sair?

• Como está a documentação e quanto tem-po será preciso para revisá-la? • As obras fcarão prontas quando? • Qual o prazo de espera para a nova mobí-lia fcar pronta?

• Quantos dias serão necessários para a instalação (ou adaptação) de toda a fação, telefones, computadores?

• E na hora da mudança? Basta um fim de semana? Um feriado prolongado? Uma semana?

Tudo isso leva... tempo.

Para todas as situações acima, é preciso estimar prazos, deadlines . Um pro-fssional experiente do ramo imobiliário tem conhecimento desses prazos e pode ajudar muito a montar um cronograma realista. Uma mudança sem cronograma deixa o processo de re-localização à deriva, os prazos expiram e... tempo, ninguém pode negar, é dinheiro!

4º passo: a procura do lugar

No momento da necessidade, muitas corporações contratam um especia-lista neste tipo de operação. O principal é o consultor imobiliário, especializado em Representação Corporativa. Este profssio-nal presta diversos serviços relacionados a espaços corporativos, como planejamento de espaços, levantamento de todas as op-ções disponíveis para o cliente, elaboração de análises corporativas, negociar a devo-lução do imóvel atual e assessorar os advo-gados no levantamento da documentação, a revisão dos contratos e o laudo de vistoria. Na escolha de um novo lugar, o consultor imobiliário, além do ramo de sua empresa, considera também o motivo da mudança, o que o empresário deseja no que se refere à infraestrutura do entorno do es-critório (alimentação, localização, acessos, transporte). Neste caso, a experiência do consultor ajuda muito, pois ele tem acesso a informações específcas de cada opção. O Portal Buildings pode colabo-rar fornecendo uma noção dos preços pe-didos do metro quadrado por região, algu-mas características básicas do novo bairro,

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