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Técnica
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Muitas empresas estão implantando o sistema VoIP que permite chamadas simultâneas e conferências, inclusive com transmissão de imagens. Hoje, é muito comum fazer reunião pelo Skype ou vídeo conferências.
Instalação de um sistema telefônico
Quando entramos num andar novo para instalar nosso es-critório, nos deparamos, no andar, com alguns quadros: um quadro contém a chegada da fação elétrica a partir do térreo do edifício; o outro abriga a chegada dos fos de telecomunicação, podendo incluir vários pares de fos de cobre, cabo de fbra ótica e cabo de TV a cabo. Em alguns edifícios os cabos de fbra ótica e TV a cabo so-mente chegam no térreo, sendo necessário à empresa puxar sua pró-pria fação, especialmente se você é a primeira empresa no prédio. Wladimir Barbosa, da VoiceTel, enfatiza que “as insta-lações de linhas telefônicas, hoje em dia, estão sendo disponibi-lizadas para o mercado corporativo pelas operadoras tradicionais na forma de links digitais, onde somente com dois pares de fos de cobre pode-se conectar a seu escritório 30 linhas telefônicas, com sinais digitais ao invés de analógicos, funcionando no siste-ma DDR (discagem direta a ramais).”
As instalações de sistemas de comunicação seguem um padrão semelhante ao de instalação de uma rede de computado-res. O primeiro passo para todo o processo é conhecer os dados externos do edifício (cabeamento e postes de ruas) e entender a demanda por serviço solicitado. Por exemplo, se o espaço for um consultório médico, é provável que seja necessário um PABX, se for uma central de telemarketing, muitos telefones terão de ser instalados juntamente com computadores
Veja abaixo alguns passos estratégicos:
- análise de espaço: defnição dos pontos onde fcará cada aparelho telefônico, levando em consideração difculdades ou adaptações, tais como poucas tomadas, necessidade de extensões ou troca de fos;
- análise da rede: a segunda fase do processo é a prática, instalar de fato toda a fação e cabeamento, sabendo adaptar ou redimensionar o esquema (ou parte dele) de telefonia, conforme a necessidade;
- cabos: comprimento, espessura, cada detalhe é essencial. Existe fação específca para o local onde será instalado cada cabo, se na área externa ou interna;
- tomadas ou pontos telefônicos: verifcar os dispositivos elé-tricos disponíveis para a instalação das tomadas telefônicas e dos pontos de extensão.
Luciano Menezes
Gerente de Marketing da Tesa Telecom
Comunicação externa
Meios de comunicação de dados e voz:
- Rádio (podendo ser por meio de antena dedicada)
- Cabos de cobre (podendo uma empresa ter cabo dedicado)
- Cabos de fbra ótica (podendo a empresa ter cabo dedicado)
Comunicação interna
Os tipos de cabos mais utilizados hoje em dia em uma instalação
de escritório são: CAT 5 / CAT6
O que diferencia um cabo de outro é sua capacidade de banda
(velocidade de acesso)
Esses cabos são “coaxiais”, ou seja, possuem 4 camadas: condutor interno, fo de cobre, isolante de plástico e malha de metal.
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