Page 33 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

rados e a região logo receberia suas primeiras populações. O Planalto Central é onde estão localizados os Estados brasileiros de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocan-tins. O Distrito Federal é considerado também uma das 27 Unida-des Federativas do Brasil.

Em alguns países, o conceito de “distrito federal” reme-te à autonomia, e nada mais coerente do que a capital de um país estar localizada em um distrito federal. Exemplos são Caracas, que fca no Distrito Federal da Venezuela, e a Cidade do Méxi-co, no Distrito Federal mexicano, ambas capitais dos respectivos países latinos.

Os criadores de Brasília

Em 1957, o Governo Federal promoveu um concurso pú-blico para escolher o melhor “Plano Piloto”, isto é, o projeto arqui-tetônico de cunho urbano que seria implantado para a construção de Brasília. O arquiteto e urbanista Lucio Costa foi o vencedor, tendo criado a ideia que gerou e caracterizou o esboço inicial para a realização do projeto urbano da cidade.

Lucio Costa nasceu na França, emToulon, no ano de 1902. Precursor da arquitetura moderna no Brasil, o engenheiro estudou em diversos países, adquirindo uma formação diversifcada. Foi aluno e, mais tarde, professor da Escola Nacional de Belas Artes. Dentre suas obras, destacam-se o Outeiro da Glória e a sede social do Jockey Club, no Rio de Janeiro, e a Casa do Brasil, em Paris.

O Plano Piloto de Lucio Costa lembra o desenho de um avião e é composto por duas avenidas principais que cruzam a cidade dividindo-a em dois eixos. São eles o Rodoviário (norte-sul) e o Monumental (leste-oeste). O primeiro forma duas “asas” onde estão localizadas a rodoviária e as construções residenciais e co-merciais. Já as duas pontas o Eixo Monumental, ou o nariz e a calda do “avião”, abrigam a Praça dos Três Poderes e a Esplanada dos Ministérios.

Vista do céu, Brasília lembra o formato de uma aerona-ve. Há, no entanto, aqueles que dizem que o projeto arquitetônico de Lucio Costa foi inspirado em uma cruz e outros, como o pró-prio engenheiro criador do Plano Piloto, o de uma borboleta. O fato é que o Plano Piloto foi elaborado com o objetivo de facilitar a circulação na cidade de maneira simples e prática.

A título de curiosidade, além de Brasília, existem outras três grandes cidades pelo mundo que também foram projetadas para serem capitais federais. São elas: Canberra, na Austrália, Is-lamabad, no Paquistão, e Washington, nos EUA.

Depois de escolhido o projeto urbanístico das ruas e ave-nidas de Brasília, quem seria o responsável pela criação dos prin-cipais edifícios públicos da cidade? O escolhido foi o arquiteto carioca Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho. Niemeyer nasceu em 1907. Hoje, aos 103 anos, é con-siderado o primeiro profssional da área que explorou, em sua época, de forma ousada, as inúmeras possibilidades construtivas. Seus projetos são únicos e a maioria tornou-se marco em arquite-

33

Page 33 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »