Page 28 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

N

os dias de hoje, é normal controlar todos os equipamentos de um edifício de qualquer porte por meio de um moderno sistema de gerenciamento e controle. O BMS ( Buildings Management System, ou sistema de automação ou gestão predial) permite monitorar toda a infraestrutura, sistemas de segurança e operação de um edifício, desde o funcionamento dos elevadores até o ar que respiramos.

Um sistema como o BMS é responsável pelo controle e monitoramento de toda a estrutura mecânica, elétrica e de segurança de um empreendimento. O controle é feito por meio de computado-res e softwares especifcamente criados para cada tipo de função. Mario Ferreira, Diretor de Operação da E-Vertical, em-presa líder em sistemas de automação predial, explica a importân-cia de se ter uma equipe especializada para operar o BMS: “Hoje, os edifícios estão priorizando a economia de insumos. Então faz-se um investimento enorme na aquisição dos equipamentos mais modernos e que consumam menos. Mas isso, no dia a dia, é ape-nas uma ação, sendo que a ação mais importante é a operação, ou seja, não adianta ter um equipamento moderníssimo com uma operação desqualifcada.”

Além de trazer conforto, modernidade e praticidade, o sistema BMS também tem o objetivo de gerar economia ao edifí-

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 28

cio. Exemplo de sucesso da própria E-Vertical é o Edifício Plaza I, que faz parte do CENU (Centro Empresarial Nações Unidas), em matéria publicada na edição anterior da Revista Buildings . Depois de aproximadamente 30 reclamações diárias sobre o ar-condicio-nado, a E-Vertical entrou em ação na automação do equipamento e conseguiu não só a satisfação dos usuários, que reduziram as reclamações em um número considerável, como também gerou 17% de economia no consumo de energia.

Ações como esta são resultado de um sistema BMS bem implantado e bem administrado, do contrário, quem sofre são os usuários. Mas não é apenas de equipamentos e botões que o BMS trata, mas também, e principalmente, do bem-estar dos ocupantes. Proporcionar conforto é um dos principais objetivos do BMS.

Como surgiu o BMS

Desde que existem edifícios comerciais, existem tam-bém sistemas de gestão predial, ainda que estes eram realizados, em meados da década de 1970, manualmente. No entanto, o ter-mo BMS é relativamente novo, pois, na época, todo o sistema de controle de um edifício corporativo era defnido como BAS ( Buil-ding Automation System , sistema de automação predial) ou EMS

Page 28 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »