Page 34 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

A

prédios que caracterizam a imagem da cidade que não para de trabalhar. Um dos principais polos desse corpo-rativismo encontra-se na região da Vila Olímpia.

Quem passa pelo bairro tem a impressão de que o local está sendo reconstruído e, em parte, está mesmo. Há 21 empreen-dimentos com obras em andamento em apenas seis ruas. Isso sem contar o Shopping JK, que deve fcar pronto no próximo ano, com 116 mil metros quadrados e será uma referência para a região. Os empreendimentos residenciais ganham volume, já que o estoque de terrenos para a construção comercial se esgotou. De acordo com documento da Operação Urbana Faria Lima, dis-ponível no portal da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, há 96.003,59 metros quadrados de CEPAC em áreas em análise para construção de projetos residenciais.

Encostada a bairros nobres como Itaim Bibi e Vila Nova Conceição, a Vila Olímpia possui excelente localização onde é pos-

Chácaras

No início do século passado, a região mais alta do bairro, próxima às avenidas Santo Amaro e Bandeirantes, tinha apenas chácaras e terrenos alagados na parte baixa (próximos às avenidas das Na-ções Unidas e Presidente Juscelino Kubitschek).

Loteamentos

Na década de 1930, algumas dessas chácaras foram loteadas e, além de campos de futebol, surgiram as primeiras construções, residências, galpões e armazéns.

Ruas

Naquele tempo, as ruas eram identifcadas por números e, em 1937, quando a entidade “Casa do Ator” construiu sua sede no nº 275, passou a ter o nome “Rua Casa do Ator”, entidade esta que chegou a abrigar 80 artistas aposentados e funcionou até o início da década de 1980.

Fábricas

Em meados dos anos 1970, fábricas como as extintas Phebo e Gelatto construíram depósitos elevados por causa das enchen-tes. Mas, foi a partir de 1993/1995, com as obras subterrâneas dos rios Uberaba e Uberabinha, que foram sanados os proble-mas de alagamentos, valorizando os imóveis e dando inicio a verticalização da região.

Obras

Ainda nos anos 1990, a construção das avenidas Nova Faria Lima e Hélio Pellegrino proporcionou mais fuidez ao tráfego e a fbra ótica e os prédios inteligentes atraíram diversas empresas de in-

34

Page 34 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »