Page 22 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

Mercado

20

cisou ser transformado, inclusive sistemas de ventilação e elétrico. “O ar condiciona-do e as tomadas de 220 Volts são os piores problemas em termos estruturais. Tivemos que derrubar paredes e fazer uma reforma completa”, conta.

Essas modifcações são comuns nestes casos e, por vezes, a própria forma-tação técnica do prédio pode difcultar esta tarefa. “Um inquilino Corporate busca um ambiente de 500 ou 400 m² e fca difícil fazer a junção. Até pela própria confor-mação do andar, enfm, por características técnicas da planta”, afrma Sandra Ralston , vice-presidente da Colliers.

Muitas vezes, as negociações também podem ser um problema, espe-cialmente quando existem dois ou mais proprietários envolvidos. Isso ocorre quando a empresa deseja ocupar dois ou mais conjuntos em um mesmo andar, com proprietários diferentes, difcultan-do o processo de locação, conforme ex-plica Camargo . “As empresas com perfl corporativo que ocupam empreendimen-tos Offce tem por principal obstáculo a

pluralidade de proprietários, pois nem sempre conseguem manter um padrão nos contratos de locação.” Isso ocorre em relação ao valor de locação e às clau-sulas contratuais que variam conforme o proprietário, tornando o trâmite de ocu-pação mais lento e burocrático.

O perfl dos proprietários

Comumente, quem ocupa os escritórios não são os proprietários, já que esses imóveis são adquiridos como investimento por incorporadoras, fundos de investimentos ou grandes investido-res, em lajes corporativas, ou por pesso-as físicas ou pequenos investidores, em salas comerciais.

No caso de edifícios Offce , conforme apontou o levantamento divul-gado no primeiro trimestre do ano pela imobiliária Lopes em São Paulo, a prin-cipal motivação para os compradores de imóveis comerciais é o investimento. Se-gundo a pesquisa, 68% das pessoas que adquirem estas salas se motivaram pela possibilidade de ganho de capital. Ape-nas 11% compram motivadas em instalar a empresa no local.

Camargo também concorda que esse tipo de imóvel é uma preferência en-tre os pequenos investidores. “As salas co-

“O pós-venda de um edifício

Offce é muito semelhante ao de residencial, pois o cliente fnal geralmente é uma pessoa física e precisa de uma assessoria maior. Pode haver até 300 proprietários em um mesmo edifício. Já no

Corporate geralmente trata-se de um único proprietário para o edifício todo, seja uma grande empresa ou um fundo

de investimento”.

André Lucarelli

Diretor de Incorporação da Brookfeld

“Na ocupação de um edifício

Offce tivemos muitas difculdades, pois o imóvel foi entregue sem nada, sem piso elevado ou forro rebaixado, o ar condicionado e as tomadas de 220 Volts são os piores problemas em termos estruturais. Tivemos que derrubar paredes e fazer uma

reforma completa”.

Jeannette Galbinski

Diretora Comercial do Setec Consulting Group

Page 22 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »