Page 16 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

mercado

16 www.buildings.com.br

Entenda como funciona o mercado de Fundos de Investimento Imobiliário

A

partir da década de 90, em alternativa aos investimentos de bens imóveis que, normalmente, exigem alto valor de aplicação, foi regulamentado no País o mercado de Fundos de Investimento Imobiliário (FII). Os dois passos principais para a constituição do negócio foram a Lei Federal 8668/93 e a Instrução 205/94, que também regimentou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A CVM é o órgão que fscaliza e regulamenta essas ações e se tornou um dos motivos para que o FII seja considerado um investimento seguro. Este novo modo de investimento permitiu que investidores com pouco capital pudessem participar do mercado de bens imobiliários, pois os fundos passaram a juntar os recursos captados e investir em um ou mais ativos.

A Comissão assegura normas para funcionamento dos fundos, além da coibição às possíveis irregularidades relacionadas à manipulaçãodepreços, à utilizaçãode informações privilegiadas e à ocorrência de práticas não equitativas. Contudo, a CVM não expressa qualquer tipo de garantia sobre a qualidade do investimento realizado, nem sobre os riscos.

Apesar do órgão regulador, o associado da RB Capital,

Frederico Paglia , aponta que o investidor deve sempre entender quem são os responsáveis pelo FII. “Escolher bons gestores, com nome respeitado no mercado e experiência na estruturação e gestão de FII, é a melhor forma de não entrar numa fria”.

A estrutura dos Fundos de Investimento Imobiliário

Um Fundo de Investimento é formado por Administrador, Estruturador, Coordenador e Gestores. OAdministrador é, por obrigação, uma instituição fnanceira com categoria de banco múltiplo, com carteira de investimento ou carteira de crédito imobiliário. Segundo a cartilha do investidor da CVM, bancos de investimento, sociedades corretoras, distribuidoras de valores mobiliários, caixas econômicas e associações de poupança e empréstimo, também podem fgurar esta função.

Alan Roger , diretor da Ocupantes Corporate Real Estate, explica que, no entanto, o capital do Administrador é independente do fundo, sem interferências. “O patrimônio do banco não interfere no fundo, este é uma SPE - Sociedade com Propósito Específco. O FII é uma pessoa jurídica, tem CNPJ e a

O FII é uma alternativa para quem pretende investir em bens de imóveis mesmo com pouco capital

Page 16 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »