Page 24 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

técnica

24 www.buildings.com.br

pode aumentar o valor da obra em 15%, mas diminuir o tempo para a fnalização, além de um maior controle no gerenciamento. Mas, quando se subdivide as operações em diversos detalhes, diminui o custo, mas descentraliza o controle, aumentando o prazo de entrega. Durante esse período, também são feitos os documentos necessários para as licitações de cada processo, quando necessário.

Construção/Compras

Após a pré-construção é possível elaborar um Plano Master, que guiará a execução do projeto. Ricardo José Stancati , sócio da CGO Engenharia, aponta que o primeiro passo para a implantação de um escritório de alto padrão é o detalhamento da obra, onde cada item deve ser bem especifcado para evitar erros na sua execução.

No projeto devem estar listados todos os passos da obra, como o levantamento físico do local, estudos preliminares e o nível de acabamento e qualidade desejados. No plano deve ser levantada, inclusive, a incidência de luz natural no espaço. “Deve ser estudada a posição do prédio com relação ao sol e materiais que possam aproveitar a luz natural, diminuir a retenção de calor e a preservação de energia” diz Rocha .

Custos

Em uma obra de implantação de um escritório Classe A, o maior custo, segundo Stancati , é a mão de obra. “Partindo de um princípio que a obra foi corretamente orçada, o maior custo seria a mão de obra, que tem de ser qualifcada e trabalhar em horários alternativos, principalmente à noite, no caso de escritórios”.

O arquiteto Olivo Gomes aponta que o alto custo da mão de obra está vinculado à escassez de profssionais qualifcados. Isso leva algumas empresas a qualifcar internamente os profssionais.

Outro fator que implica gastos ao projeto são os materiais que serão utilizados na concepção do espaço. O market manager para a América do Sul da Steelcase, Carlos Prates , observa que os clientes agora necessitam de soluções que vão muito além do design. “Nossos clientes buscam insights

capazes de aprimorar seu desempenho, comunicação e

“A quantidade de iniciativas verdes na área tem aumentado signifcativamente, esta iniciativa teve início principalmente das multinacionais internacionais, que já têm uma cultura praticada há muito tempo e que agora está chegando às empresas nacionais”.

Ricardo José Stancati

Sócio da CGO Engenharia

Page 24 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »