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técnica

O grande desa o: seguir o cronograma

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imagem. Se preocupam em utilizar tecnologias de ponta e produtos de qualidade reconhecida, ecologicamente corretos, que propiciem um ambiente sustentável e de alta performance”, explica.

A sustentabilidade também é uma tendência nos novos escritórios. Essa é uma cultura mundial que agora chega ao Brasil. “A quantidade de iniciativas verdes na área tem aumentado significativamente, esta iniciativa teve início principalmente das multinacionais internacionais, que já têm uma cultura praticada há muito tempo e que agora está chegando às empresas nacionais”, ressalta o sócio da CGO.

A compra do mobiliário também demanda altos custos, fora os sistemas de dados, voz, elétricos e de ar condicionado, que podem incidir maior ou menor participação no custo do projeto, dependendo da necessidade ou do budget da empresa.

Prazos

Os prazos, que foram defnidos no cronograma estabelecido na primeira fase, são cruciais para o sucesso do projeto. Stancati afrma que cada vez mais os prazos

estão diminuindo, pois há uma oferta maior de serviços e aumento de concorrência. Ele também aponta que o diálogo com todos os envolvidos é imprescindível para evitar retrabalhos. “É importante ter bons relacionamentos com todas as partes envolvidas na obra, desde os arquitetos, fornecedores e mão de obra, evitando ociosidade que ocasionem desperdícios de tempo e materiais. Manter sempre diálogo entre todas as partes para que não ocorram retrabalhos. Motivando sempre a equipe para manter qualidade e prazo”, enuncia.

Também é indicado para evitar futuros custos com retrabalhos, que a equipe pense a longo prazo e tenha tempo sufciente para absorver o plano de obras. “É importante que a equipe de projeto tenha o tempo sufciente para criar uma boa base para o projeto pensando no longo prazo, e não saltar cegamente em algo que não é totalmente compreendido pela equipe”, afrma Talero .

Prates, responsável pela parte de mobiliário, afirma que os prazos de entrega precisam ser bem acertados, pois podem atrasar todo o andamento da obra. “Nosso negócio consiste em importar, ou seja, envolve processos mais complexos, que requerem grande assertividade para não causar impactos negativos na entrega ou nas etapas subsequentes de uma obra. Por esta razão nos concentramos em cada detalhe que envolve a aquisição de móveis”.

Principais desafos

As principais difculdades para a instalação de um escritório Classe A está no que tange os possíveis atrasos e surpresas durante a obra. O sócio da CGO afrma que para evitar que o cronograma saia do planejado é necessário que os colaboradores estejam preparados para lidar com as adversidades. “Outro ponto importante é a qualifcação de mão de obra, pois atualmente além do profssional ter que executar seu trabalho, ele ainda tem que lidar com situações inesperadas e tomar providências rápidas, pois as obras atualmente têm prazos muito rígidos”.

Dentre os itens que podem atrasar estão desde a entrega de material à de serviços. Por isso, Gomes ressalta que as empresas devem estudar se o menor preço é fundamental na escolha dos envolvidos no projeto. “O mercado foca muito no preço, pensando que realizar um projeto pelo menor custo é demonstração de competência, quando a competência é a realização do melhor projeto para cada

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