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“A não contratação de um PM pode trazer falhas ao cliente, desde a defnição incorreta do budget em relação ao nível de acabamento
desejado, como defnição de prazos incorretos, e sempre o maior prejudicado é o
cliente, pois não atinge as suas metas”.
Olivo Gomes
Arquiteto
necessidade e o custo é a consequência de uma séria de escolhas e não a base da escolha”.
Project Management
Para evitar problemas, algumas empresas prezam por contratar um Project Manager (PM), que é um profssional que gerencia a obra até o seu fechamento. “O gerente de projeto tem que pensar em medidas efetivas para criar controles que permitam gerenciar os custos, o cronograma e a qualidade do projeto. Sem o controle destas três necessidades, as possibilidades de não ter êxito são muito grandes”, destaca o sócio-diretor da Ocupantes.
O PM consiste em um profssional com visão global sobre o projeto que vai auxiliar e gerenciar todos os outros envolvidos com a obra. Rocha defne este profssional como um SPOC. “Um Project Manager é importantíssimo por ter a visão do todo: projeto arquitetônico, projetos complementares, processos, contratos. É um SPOC ( Single Point of Contact ) que contribui muito para a economia de tempo e dinheiro e para que o projeto desenhado seja o mesmo entregue ao cliente”.
De acordo com Talero , a interferência desse profssional no projeto começa desde a sua concepção. “O planejamento é uma parte fundamental do gerenciamento de projetos. Se o projeto não for planejado corretamente, existe uma grande possibilidade de acabar com problemas como o retrabalho, aumento de escopo e atrasos no cronograma”.
Stancatti comenta que o PM hoje é fgura fundamental para o bom andamento do cronograma, pois cria uma interface entre cliente, arquiteto e engenheiro, além de manter o
budget da obra, infuenciando positivamente no resultado fnal. “Normalmente a falta deste profssional, que é uma fgura treinada e capacitada, gera uma falta de comunicação,
o acompanhamento técnico dos trabalhos fca prejudicado e o resultado esperado pelo cliente não é satisfatório”. Os atrasos ou gastos maiores que o previsto que podem ocorrer mais facilmente sem a presença deste tipo de profssional afeta, sobretudo, o cliente, como coloca Gomes.
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