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técnica

Livro de Fechamento da Obra

Adequar o Plano Master à realidade da obra Apontar as mudanças que o desenho previsto sofreu Documentação necessária para a construção do espaço Manual de instruções dos equipamentos

Mobiliários utilizados para a composição do ambiente

28 www.buildings.com.br

“A não contratação de um PM pode trazer falhas ao cliente, desde a defnição incorreta do budget em relação ao nível de acabamento desejado, como defnição de prazos incorretos, e sempre o maior prejudicado é o cliente, pois não atinge as suas metas”.

O sócio-diretor da Ocupantes complementa que o maior

ganho na contratação de um PM está na experiência que este possui, no aumento da governança da obra e no cumprimento de medidas necessárias para a comunicação entre todas as partes.

Fechamento

Após a conclusão da obra e a implantação do escritório começa a etapa de “Fechamento”. Neste passo é necessário adequar o Plano Master à realidade da obra, modifcando o que foi planejado para a realidade dos acontecimentos.

Talero explica que o resultado deste processo é um livro de fechamento, que deve apontar as mudanças que o desenho previsto sofreu, além de trazer toda a documentação necessária para a construção do espaço e o manual de instruções dos equipamentos e mobiliários utilizados para a composição do ambiente.

Para o futuro ocupante é importante avaliar todas as necessidades da empresa, a fm de transmitir um briefng claro para que o planejamento siga uma linha correta e sem surpresas decorrentes. Um bom andamento em uma obra segue alguns passos, mas como ressaltaram os profssionais entrevistados, o mais importante é entender claramente a necessidade do cliente. “Primeiramente receber um projeto com todos os itens devidamente especifcados para evitar erros na execução do mesmo. Reuniões periódicas com os arquitetos a fm de elucidar problemas inesperados. Contar com equipe de profssionais comprometidos e fornecedores de confança. Acompanhar o cumprimento do cronograma para seja respeitado o prazo de entrega da obra”, conclui Stancati .

Por isso, um Project Manager que acompanhe todas as etapas se torna tão importante, pois nele se concentram todas as fases do projeto e, com um controle maior, é possível evitar desperdícios fnanceiros, além de atrasos na obra. n

“Nossos clientes buscam insights capazes de aprimorar seu desempenho, comunicação e imagem. Se preocupam em utilizar tecnologias de ponta e produtos de qualidade reconhecida, ecologicamente corretos, que propiciem um ambiente sustentável e de alta performance”.

Carlos Prates

Market manager para a América do Sul da Steelcase

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