Page 20 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

mErcaDo

para trabalhos individuais. Os espaços colaborativos estarão na essência dos projetos”, aposta Bruniera .

O arquiteto Guto Requena , responsável pelo projeto criativo do escritório do Google no Brasil, ressalta que seu cliente é um exemplo de empresa que aposta em layouts inovadores para o ambiente corporativo. Ele observa ainda que cada vez mais empresas acreditam em criar microambientes dentro do escritório, para que o funcionário possa trabalhar em diversos locais e não apenas na work station . “O escritório não precisa mais ser aquele ambiente formal e rigoroso, precisa ser um local de prazer. Essa é a ideia do micro lounge . É possível ter lounges espalhados pelo andar para que as pessoas possam trabalhar em outros lugares do escritório. Dessa maneira, o funcionamento da empresa e a produtividade melhoram muito”.

Salas de descompressão e áreas de convívio

O arquiteto Sérgio Athié , do Grupo Athié Wohnrath, aponta que a mudança mais palpável nos ambientes corporativos foi o aumento signifcativo dos espaços dedicados ao convívio e descompressão. “O que anos atrás era um fator de resistência para os empresários, hoje é item primordial no programa das empresas”.

O escritório do Facebook Brasil foi pensado para promover o trabalho em diversos ambientes e também, para inspirar os colaboradores. “Funcionários, assim como as pessoas que visitamo nosso escritório, são provocados a entender os pontos de intervenção, que por sua vez têm tudo a ver com a maneira como usamos os ambientes. A arte deixa de ser algo distante e passa a fazer parte do dia de trabalho”, afrma a empresa. A preocupação com um ambiente agradável e de integração geriu o projeto do escritório da Out Promo. A agência conta com uma mesa de sinuca, máquina de fiperama, redes no terraço do prédio e até um lounge externo. “Temos uma área com churrasqueira e forno de pizza para o happy hour semanal e espaço na cobertura onde diariamente tomamos café da manhã com integração entre os departamentos”, comenta Gallian . Outro espaço que cada vez mais faz parte dos projetos para os ambientes de trabalho, segundo Requena , são as micro

“A velha frase: esta mesa de trabalho é minha, dará lugar a uma situação de uma empresa que tem 600 funcionários, poder ter apenas 200 posições de trabalho para trabalhos individuais”.

Rafael Bruniera

Project manager da Ocupantes Project Management

Page 20 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »