Page 34 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

GrEEnBUiLdinGs

34 www.buildings.com.br

C

om mais de 36 mil empreendimentos registrados e aproximadamente 18 mil já certifcados em todo o mundo, a certifcação LEED ( Leadership in Energy and Environmental Design ) criada pelo USGBC ( United States Green Building Council ) desponta como a principal referência para o desenvolvimento de edifícios verdes.

No Brasil, apesar do movimento pela construção sustentável ser recente, iniciado em meados de 2006, já são 783 empreendimentos registrados e 115 certifcados LEED (ver gráfco), o que tornou o tema usual entre os profssionais do setor da construção civil.

A certifcação LEED pode ser entendida como um sistema de avaliação do desempenho ambiental de edifícios. O desempenho é avaliado através de sete categorias (Espaço Sustentável, Efciência do Uso da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interna, Inovação e Processos e Prioridade Regional) e, para obter a certifcação do edifício, é necessário comprovar o atendimento a um

conjunto de pré-requisitos (itens obrigatórios) e alcançar uma pontuação mínima de 40 pontos.

Desde a sua criação, o LEED mantém o objetivo de impulsionar a cadeia da construção civil no sentido da sustentabilidade, por isso, para obter a certifcação, o edifício deve ter um desempenho ambiental acima dos edifícios padrão de mercado. A certifcação, portanto, é sempre desafadora para os investidores, incorporadores, projetistas, construtores, fabricantes e equipes de operação predial, pois demanda pesquisas, inovações tecnológicas e exigências superiores às usuais.

Além deste primeiro objetivo, há outro que visa a criação de um diferencial comercial para os edifícios certifcados. Por ter um desempenho superior à média de mercado, o edifício certifcado pode e deve ser vendido ou alugado por preços melhores e comercializado mais rapidamente, segundo dados já comprovados em pesquisas norte-americanas.

Nesse sentido, o USGBC promove revisões periódicas nas exigências do LEED para assegurar que esses objetivos continuem válidos. De maneira simplifcada, é possível dizer que, quando o mercado evolui (tecnologias, materiais, etc.) e os prédios certifcados se tornam comuns, o sistema LEED é revisado para se manter desafador e premiar apenas os edifícios com desempenho superior.

Níveis de certi cação LEED de acordo com a pontuação

Fonte: www.usgbc.org

Certificado (mín. 40 pts) / Prata (mín. 50 pts)

Ouro (mín. 60 pts) / Platina ( + de 80 pts)

Page 34 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »