Page 13 - Revista Buildings Industrial 3ed

This is a SEO version of Revista Buildings Industrial 3ed. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

13 Industrial

Guilherme Rossi fala das vantagens ao se alugar em condomínios de galpões e mostra que, para a Empresa GR Properties, o importante é a qualidade do empreendimento

A

GR Properties foi fundada em 2007, com o intuito de criar imóveis geradores de renda, voltados para investidores. Seus principais empreendimentos, no início, foram os condomínios de galpões logísticos, cujos inquilinos hoje vão de empresas de e-commerce, logística para terceiros, distribuição própria até manufatura leve. Atualmente, a empresa já é uma incorporadora diversifcada. Alémdos galpões, também investe em edifícios de escritórios e na construção de empreendimentos residenciais. Por trás do sucesso está Guilherme Rossi . Formado em Administração de Empresas, buscou também uma pós-graduação em Mercado Imobiliário pela FAAP (curso realizado atualmente quando existe demanda). No currículo do nosso entrevistado para esta edição, estão cinco anos de trabalho na Rossi Residencial, onde desenvolvia projetos imobiliários, além da liderança de uma joint-venture com a empresa Lopes.

Um fato curioso sobre a vida e carreira de Guilherme é que ele também é membro-fundador do Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP, ocupando a diretoria executiva até o ano em que fundou a GR Properties. Talvez por isso, a visão empreendedora diferenciada, comum em jovens empresários, ainda esteja presente nas ideias deste competente profssional.

Como e por que a GR Properties iniciou suas atividades?

Quando as empresas incorporadoras residenciais de capital aberto começaram as Ofertas Públicas Iniciais (IPOs, tradução para Initial Public Offering , termo referente à oferta pública de ações na bolsa), em 2006/2007, pensei: “Tem incorporadora de shoppings abrindo capital também

e shopping nada mais é do que um imóvel de renda”. Então, notei o interesse de investidores de longo prazo em investir neste tipo de imóvel. Tentei trabalhar na Rossi com este foco, mas não era do interesse deles. Uni o útil ao agradável. Comecei com o setor de condomínios de galpões, que era visto pelo mercado como o “patinho feio” dos imóveis de renda. Imóveis geradores de renda são escritórios, shoppings, galpões, faculdades e hospitais, por exemplo. Mas os galpões existem porque tem quem precise alugar. É uma questão de necessidade, como para e-commerce e para a terceirização de distribuição da logística. Empresas internacionais têm investido muito em condomínios de galpões, pois estão comprando muitas empresas brasileiras.

Imóvel de renda no Brasil faz sentido porque, além dos juros mais baixos, é um investimento mais rentável do que deixar dinheiro no banco. É um grande negócio. Tem muitos investidores interessados e há imóveis que dobraram de preço.

Qual foi o seu investimento paramontar a GRProperties?

Acho que o meu maior investimento foi em tempo. Mas falando em valores, para investir no primeiro empreendimento de galpões, em Jundiaí (interior do Estado de São Paulo), comprei o terreno que custou R$ 7 milhões, em 2009. Aprovei o projeto, aprovei o acesso e, após todas as autorizações no papel, sendo dono do terreno, trouxe os investidores. Todo o projeto, junto com o empreendimento, custou R$ 50 milhões. Na época, o investimento foi meu mesmo, hoje, com o dinheiro dos investidores, eu já consigo comprar o terreno. O resultado: nosso mercado entrega no Estado de São Paulo mais de 1 milhão de m² por ano.

Qual é o empreendimento mais importante para a GR Properties?

O atual, sempre (risos). O mais importante, na prática, é o que não está alugado, mas acho que, para a GR Properties, como história, é o empreendimento de Jundiaí, nosso primeiro condomínio. Fizemos um bom trabalho e todos fcaram satisfeitos, o que trouxe uma valorização do imóvel, sendo que os investidores já revenderam ou realugaram os espaços. Então, Jundiaí abriu caminho para os outros, já que hoje estamos no sétimo projeto. Estamos comprando mais dois terrenos e teremos um total de nove imóveis. Nossa meta é

Page 13 - Revista Buildings Industrial 3ed

This is a SEO version of Revista Buildings Industrial 3ed. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »