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existem 21 centros de distribuição e 42 prédios industriais registrados para certifcação no País, além de oito centros de distribuição e seis prédios industriais que já foram certifcados.

Crescimento do mercado

Patricia Vasconcellos , da Creato Consultoria em Sustenta-bilidade, acredita no crescimento do número de galpões sustentáveis. “Avaliando o mercado das multinacionais e das empresas estrangeiras interessadas no Brasil, é possível en-xergar esse futuro. Essas são as empresas que já movimen-tam o mercado da locação de galpões certifcados.”

Cristina Umetsu , arquiteta e gerente de consultoria de projetos doCentro de Tecnologia de Edifcações (CTE), tambémacredita na consolidação dos selos ambientais. “No futuro próximo, a certifcação ambiental será uma obrigação para qualquer tipologia de construção, inclusive para galpões. E quem pensar desde já nisso certamente terá uma vantagem”, diz.

A incorporadora de galpões Fulwood Investments já está de olho nesse mercado. Atualmente, os condomínios pertencentes à empresa não possuem certifcação, mas já seguem características sustentáveis, como circulação cruzada de ar, reúso de água e telhas com Face-Felt , segundo o CEO da empresa, Gilson Schilis , que ressalta que os futuros empreendimentos contarão com a certifcação LEED. A ideia é seguir os padrões de certifcação já no projeto, prevenindo a poluição desde a construção do empreendimento e mantendo o padrão de sustentabilidade durante a operação.

De acordo com André Gavazza , gerente de incorporação da GRProperties, quando começou a se falar emsustentabilidade nos empreendimentos, as pesquisas com inquilinos não apontavam o interesse deles pela certifcação. Contudo, as pesquisas atuais já mostram que a certifcação está entre os dez principais itens que eles procuram, ao lado de segurança, custos compartilhados, localização, etc. Para ele, o aumento nesse interesse foi bastante expressivo nos últimos anos e as empresas que souberem aproveitar os benefícios da certifcação conseguirão, em curto prazo, obter como resultados ganhos de imagemeposicionamento no mercado, além dos benefícios em longo prazo.

Em relação ao perfl dos interessados, o diretor técnico do GBC Brasil conta que “normalmente são grandes empresas que têm no seu perfl a sustentabilidade já aplicada ou empresas que querem ter um custo operacional menor”.

“você tem que alinhar custo e benefício de uma forma que consiga atingir a pontuação. Então, a gente sempre busca itens que gerem impacto na operação e vida útil, mas que não onerem o custo e o retorno do investidor”.

André Gavazza

Gerente de incorporação da GR Properties

Edi cações registradas para certi cação, segundo o Green Building Council Brasil

21

42

8

6

Centros de Distribuição

Prédios Industriais

Centros de Distribuição Certi cados

Prédios Industriais Certi cados

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