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técnica

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Um exemplo das empresas que já possuem uma política de sustentabilidade é a Nissan do Brasil, que ocupa um galpão com certificação ambiental construído pela GR Properties, em Jundiaí (SP), em que funciona o novo

Centro de Treinamento da empresa, inaugurado em junho deste ano. O edifício conquistou, em 2010, a certifcação

LEED Core & Shell - CS (voltada para espaços que tem a locação como fnalidade) em nível Silver para o galpão e

Certifed para a área administrativa.

De acordo com Rogério Ricci , gerente de processos e treinamento da Nissan do Brasil, o interesse da empresa em buscar um galpão com uma certifcação ambiental foi motivado pela própria postura da Nissan Motor Co., que tem a sustentabilidade como um de seus pilares, dentro do Nissan Green Program . “A Nissan do Brasil buscou opções que oferecessem a certifcação ambiental. Claro, consideramos também galpões de acordo com preço e localização, mas a escolha fnal foi com base nessa ‘pegada’ ambiental”, afrma. Ele ainda destaca outra vantagem que a sustentabilidade agrega à empresa: “Além de atender a um padrão mundial da companhia, a certifcação ambiental faz comque aNissan amplie a percepção para seus clientes de que é uma empresa verde.”

Custos X vantagens

Construir um galpão com materiais e técnicas sustentáveis gera em torno de 11% a 15% de gastos a mais para a construção, segundo Gilson Schilis , da Fulwood. A obtenção da certifcação também é outro fator que pode encarecer o custo do empreendimento, segundo Marcos Casado do GBC Brasil, subindo de 1% a 7% o valor, dependendo do nível de certifcação almejado.

Mesmo com gastos fnanceiros mais altos, as vantagens em se construir uma edifcação sustentável são bastante expressivas. Para as empresas que construirão seus próprios galpões, os benefícios virão em longo prazo. Já para as incorporadoras, que posteriormente disponibilizarão os imóveis para a locação, a valorização da edifcação no

“A certifcação é um reconhecimento de que o empreendedor estabeleceu metas e desenvolveu um projeto com garantia de efciência. Esta estratégia, além de garantir a alta performance e o baixo custo de operação e manutenção, promove a possibilidade de divulgar a iniciativa, fortalecendo a pré-venda ou a locação das instalações”.

Patricia Vasconcellos

Diretora técnica da Creato

Elevação de 11% a 15%no custo total da obra

Custo Vantagem

Elevação de 1%a 7%no custo do empreendimento

Em um empreendimento sustentável esse custo é reduzido em

aproximadamente

10%

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