Page 24 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

Q

uando um empresário está em busca de um novo escritó-rio, uma das grandes preocupações, naturalmente, é que o novo imóvel possua boas instalações de infraestrutura, inclusive de telecomunicação. O intuito desta matéria é apresentar o básico sobre este assunto. Tentaremos, ao longo das próximas páginas, responder a perguntas como:

• O que é preciso para se ter boa capacidade de telecomunicação? • O que é fbra ótica? • O que é banda larga? • O que é uma operadora? • O que é VoIP?

Antes, porém, um breve histórico sobre a telefonia.

O telefone

Apesar de existirem sistemas anteriores, a primeira for-ma efetiva de comunicação a distância por fos elétricos foi o telé-grafo, que utilizou o Código Morse inventado por Samuel Morse, em 1835. Por meio de sinais elétricos curtos e longos (represen-tados no papel por pontos e traços), era possível desenvolver uma comunicação rápida e direta. Cada letra do alfabeto é representada por uma combinação de pontos e traços.

Trinta anos mais tarde, seria criada uma forma de comu-nicação que pudesse transmitir o som da voz, o telefone, criando muito debate sobre quem foi o inventor.

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 24

O princípio de transmissão da voz pelo telefone continua até hoje: impulsos elétricos ao longo de um “par” torcido de fos de cobre. Só recentemente houve mudança nesse mecanismo, com o advento da fbra ótica (veja a seguir), cujo mecanismo de trans-missão é um feixe de luz ao invés de um impulso elétrico. Um mi-crofone, que nada mais é do que um eletroímã, transforma ondas sonoras em impulsos elétricos por meio de vibração, enquanto que na outra ponta ocorre o inverso – o fone de ouvido, que também possui um eletroímã, transforma o impulso em som.

Com o tempo, foram surgindo mais aparelhos telefônicos, e para que uma pessoa pudesse se comunicar com outra, foram cria-das grandes centrais telefônicas (PBX= Private Branch Exchange , ou intercâmbio de ramais privados). Uma telefonista operava um

Page 24 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »