Page 39 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

rio a condensação nas placas faz cair água dentro dos andares”, explica Alexandre Lacerda.

Se tais parâmetros oscilam, é dado o alarme na central da E-Vertical, que opera a retomada do equilíbrio. Caso não seja possível reverter remotamente o processo, uma equipe de manu-tenção é enviada imediatamente ao local.

Lacerda ressalta também a importância do registro das chamadas feito pelos usuários para ajustes da temperatura am-biente. Tais solicitações podem ser feitas por meio do Portal da E-Vertical que funciona on-line .

Os relatórios somam um histórico, onde são detectadas as falhas do sistema que, corrigidas pontualmente, otimizam os serviços de manutenção. “Essa economia de tempo é importantís-sima para o gerente do edifício”, assinala o Dirigente.

Estas e outras importantes estratégias adotadas pela ad-ministração do prédio obtiveram uma considerável redução que chegou a cerca de 38% nos custos com consumo de energia. O ganho foi imediatamente notado no terceiro trimestre de 2009, comparando-se a igual período do ano anterior.

A otimização no uso do ar-condicionado, sistema que responde por uma parte signifcativa na conta de energia e que passou a ser realizado pela operação remota, foi um dos destaques para o saldo positivo no Condomínio Santa Catarina.

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 39

inferiores e superiores. Eventuais irregularidades, como demasia-da elevação ou baixa do nível, são detectadas pelos sensores que alertam a central de utilidades da E-Vertical. A central checa estes níveis 24 horas por dia, e se, apesar da normalidade, for observado um aumento excessivo no consumo de água, a equipe especializa-da em manutenção da E-Vertical realiza uma minuciosa vistoria manual em toda a rede hidráulica, tendo como principal objetivo detectar possíveis focos de vazamento.

Praticidade e economia

O repasse das operações junto ao monitoramento da E-Vertical não chegou a demandar investimentos muito altos. “Foi criada uma interface com link dedicado entre a central de contro-les do edifício e a central da E-Vertical”, diz Alexandre Lacerda. Segundo ele, a equação elaborada para a redução de custos e o aumento da qualidade foi muito vantajosa.

Ao invés de contratar quatro funcionários que fcariam à disposição realizando uma cobertura 24 horas por dia, por meio de revezamento, para controlar a operação e monitorar as utilidades e a segurança do prédio, o Condomínio Santa Catarina entregou os comandos aos cuidados da E-Vertical, que passou a operar as utili-dades e os sistemas de segurança eletrônica focada em resultado. n

Page 39 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »