Page 16 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

Martín Andrés Jaco , afrmou que a taxa de estacionamento está acima da média do mercado com uma vaga para cada 80 m². Foi construído um edifício garagem com 12 pavimentos e 303 vagas, resultando assim em uma relação de vagas/garagem por m² única para prédios situados no bairro. Este pavimento tem quatro elevadores para veículos localizados no Deck Parking . O suntuoso Teatro Manchete den-tro do edifício foi totalmente restaurado e manteve as características principais do ambiente, que na década de 60 teve no seu palco os mais importantes artistas brasilei-ros. Sua capacidade é de aproximadamente 400 pessoas e poderá também ser utilizado pelas empresas como auditório.

A principal preocupação da em-presa nesse retroft era que toda a obra fosse pensada e projetada para que todos os re-cursos fossem sustentáveis e estivessem de acordo com a certifcação feita pelo LEED . Partindo deste princípio, todas as madeiras retiradas do edifício foram reutili-zadas. Além de captação da água das chuvas para ser usada, depois de tratada, nos banhei-ros de todos os andares e para irrigação. Na área de energia, foram instala-das luminárias de alta efciência energética

e de baixo consumo, além do ar condicio-nado de última geração do tipo VRF (volu-me de refrigerante variável). O diferencial desse ar condicionado é a forma com que foi projetado seu uso dentro do edifício. Cada área em cada andar terá seu uso inde-pendente do restante do prédio. É possível utilizar o sistema de refrigeração do ar em apenas uma sala, enquanto o restante se mantém desligado.

O empreendimento terá auto su-fciência energética, pois é dotado de sis-temas de geração de energia, através de geradores dimensionados para atender a 100% da carga do edifício, tanto das áreas comuns quanto das privativas. Cada andar terá seu próprio quadro de luz, o que ga-rante o controle e a locação de custos de acordo com a utilização da energia. Mesmo com todas essas inter-venções no Edifício Manchete, a obra de Oscar Niemeyer, vitrais de Marianne Peretti e o projeto paisagístico do artista Roberto Burle Marx foram preservados e restaurados. José Jardim Junior explica que para ressaltar ainda mais a fachada projetada pelo arquiteto, foi feita uma ilu-minação especial com led controlada pela central de administração do edifício.

Capa

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 16

Mudanças para o bairro da Glória

O retroft do Edifício Manchete trouxe uma revitalização ao bairro, que en-tre outras mudanças, está tendo a reforma do Hotel Glória e todo o comércio um pou-co esquecido na região.

Projetado para estar em uso 24 horas, o edifício irá beneficiar as pessoas que moram nas suas redondezas, atrain-do mais comerciantes, aproveitando a infraestrutura de transportes públicos já existentes e intensificando a segurança para todos os que moram no perímetro do empreendimento.

Momento imobiliário carioca

O Rio de Janeiro está passando por um forte aquecimento imobiliário. De acordo com Martín , metade do portifólio de escritórios da BR Properties se encontra na capital carioca, com 100% de ocupação. Porém, a cidade enfrenta o pro-blema de poucas ofertas de terrenos dis-poníveis para a construção de novos em-preendimentos, difculdade em se obter aprovações de novos projetos, uma grande demanda de empresas que estão mal loca-lizadas e um estoque de edifícios velhos e a necessidade de ampliar grandes espaços. Para isso, a alternativa encontrada para driblar esses percalços e oferecer novas oportunidades para empresas que necessi-tam expandir suas sedes é o retroft. A área locável do Edifício Manchete equivale a aproximadamente 28 mil m², sendo que cada laje possui uma área ao redor de 1.700 m², podendo ser dividido em 900 m² e 1.000 m², comportando até duas empresas por andar. O gerente de locações, Rodrigo Borelli , explica que um dos pontos relacio-nados a metragem de cada andar é a fexi-bilidade que o edifício garante para as em-presas. Ainda, explica Rodrigo que muitas

Page 16 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »