Page 19 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Industrial

parte estrutural por conta do vento. As empresas que têm necessidade de gran-des operações logísticas, distribuição e recebimento adotam sistema de paleti-zação mecanizada (transelevador), que atingem até 40 metros de altura, e tal característica gera impacto nos fuxos de máquinas, veículos e pessoas.

A tendência na construção são as estruturas e fechamentos laterais metálicos. Existem outros processos com estrutura pré-moldada e “ tilt-up ”. A velocidade de uma obra é algo que se contabiliza, pois o custo-benefício é todo calculado sobre o valor e tempo de obra, porque a operação da empre-sa deve ser colocada em marcha o mais rapidamente possível.

Este mercado é relativamente novo. Você acredita que ele veio para fi-car e continuará com este grande crescimento?

Este mercado, que atualmente tem uma demanda maior que a oferta, vai se estabilizar em algum momen-to e acredito que a qualificação dos empreendimentos será o grande dife-rencial na hora que esta demanda for atendida. Hoje temos um índice baixo de vacância, entre 4 e 10%, que den-tro deste mercado é praticamente zero. Os bons empreendimentos que tiveram um pensamento de longo prazo em ter-mos de qualidade e modulação, não só pensando na racionalidade e economia construtiva, mas também na ocupação que ela vai oferecer, serão os que se manterão, pois se você tem uma mo-dulação que é econômica do ponto de vista construtivo, porém não é rentável em relação à ocupação e ao uso, não é

um bom empreendimento. Mas este é um mercado em franco crescimento. Existem alguns locais que con-centram grandes construções, como a região de Sumaré. Isto fará com que esta oferta em excesso, num determi-nado momento, talvez diminua o valor de locação em relação a outras regiões. Temos hoje ali em torno 600 a 700 mil m² a serem ofertados e, provavelmente, a concorrência será bem acirrada.

O crescimento industrial e co-mercial faz automaticamente crescer a logística. Há pouco tempo se falava em shoppings centers sendo construídos apenas em cidades com quantidade su-perior a 350 mil habitantes e hoje, já há cidades que comportam um shopping e possuem apenas 100 mil habitantes, de-vido à alta de poder aquisitivo do local. Isto é um exemplo de que quando a de-manda cresce, é preciso aumentar tam-bém a infraestrutura de abastecimento, como no caso da mercadoria manufatu-rada. Mas, temos também as mercado-rias que ainda vão para a indústria, que precisam de local para logística. Exis-tem alguns polos industriais nos quais já estamos recebendo solicitação de áreas específicas, como de tecelagem, química ou manufaturados de grande valor agregado para áreas exclusivas de produção para um determinado segmen-to ( cluster ), que precisa ser nesta área. Toda a demanda se traduz em um mode-lo de construção para esta necessidade mais particular.

Quais são os aspectos mais relevantes de um galpão?

Normalmente estes centros lo-gísticos são de uso exclusivo, bem seg-mentado e vasto. O mercado é amplo, temos uma gama grande de caracterís-ticas necessárias para cada necessidade. O empreendedor precisa analisar cada situação. No momento, os usuários se adaptam às construções próximas de São Paulo porque não há opções, mas exis-tem ramos de atividade que não podem se adequar desta forma.

Referente à construção, há basicamente três tipos de processos:

“Este mercado vai se estabilizar em algum momento e acredito que a qualificação dos empreendimentos será o grande diferencial na hora que esta demanda

for atendida”.

19

Page 19 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »